A questão ambiental é uma necessidade de sobrevivência. Quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores as chances de despertar a consciência pela  preservação. Por isso, o João Machado Colégio e Curso, ampliando a sua ótima qualidade de ensino, vem apresentar bem como convidar os pais e alunos juntamente com o corpo docente a fazer parte da “Horta na Escola”. A educação para uma vida sustentável deve começar já na Educação Infantil. As atividades ligadas ao uso do solo, tais como preparar a terra, plantar, podar e regar não só constituem ótimo exercício físico como representam uma forma de aprendizado saudável e criativo, tal qual o contato com as coisas da natureza.

Pensando na importância de uma vida sustentável, nossas educadoras têm refletido sobre o importante papel de desenvolver o comprometimento das crianças com o cuidado do ambiente escolar: cuidado do espaço externo e interno da sala ou da escola, cuidado das relações humanas que traduzem respeito e carinho consigo mesmo, com o outro e com o mundo. A reflexão sobre o ambiente que nos cerca e o repensar de responsabilidades e atitudes de cada um de nós, gera processos educativos ricos, contextualizados, significativos para cada um dos grupos envolvidos. Neste contexto, o cultivo de hortas escolares pode ser um valioso instrumento educativo. O contato com a terra no preparo dos canteiros e a descoberta de inúmeras formas de vida que ali existem, o encanto com as sementes que brotam como mágica, a prática diária do cuidado – regar, transplantar, tirar matinhos, espantar formigas é um exercício de paciência e perseverança até que a natureza nos presenteie com a transformação de pequenas sementes em verduras e legumes viçosos e coloridos. Hortas escolares são
instrumentos que, dependendo do encaminhamento dado pelo educador, podem abordar diferentes conteúdos curriculares de forma significativa e contextualizada e promover vivências que resgatam valores.

TEMOS COMO OBJETIVOS:
• Despertar o interesse das crianças para o cultivo de horta e conhecimento do processo de germinação;
• Dar oportunidade aos alunos de aprender a cultivar plantas utilizadas como alimentos;
• Degustação do alimento semeado, cultivado e colhido;
• Criar, na Escola, uma área verde produtiva pela qual, todos se sintam responsáveis;
• Estimular os alunos a construírem seu próprio conhecimento no contexto interdisciplinar;
• Construir a noção de que o equilíbrio do ambiente é fundamental para a sustentação da vida em nosso planeta