O JOÃO MACHADO

O João Machado Colégio e Curso, foi fundado no ano de 1968, pela Educadora Edith Toscano Varandas junto com suas filhas Maria de Lourdes Varandas Paiva e Vanice Toscano Varandas. Seu primeiro nome foi dado como Instituto Moderno João Machado, escolhido por situar-se na Avenida João Machado, com número 394, no bairro Centro, Avenida que possui uma grande importância no desenvolvimento de nossa cidade, além de uma homenagem ao homem que foi o Interventor João Machado. O local onde o Colégio iniciou era a antiga residência da família Varandas.

O Colégio iniciou suas atividades pedagógicas no ano de 1969, se dedicando apenas as crianças do Ensino Fundamental (na época primário), com turmas da 1ª a 4ª série, e a cada ano, aumentando uma série, até atingir a 8ª série do Ginásio (na época). Em 1975, iniciou também com o Pré-escolar Chapeuzinho Vermelho, atendendo a grande procura que existiu na Instituição para este segmento.

O Colégio foi se expandindo, chegando a ter três Unidades de Ensino. Assim, o Colégio adquiriu um imóvel na Avenida Primeiro de Maio de grande porte e resolveu incorporar todo o Colégio em uma só unidade, onde funciona até hoje. Devido ao seu critério e responsabilidade em suas atribuições, o Colégio cada vez mais se destacava em nossa sociedade, reconhecido pelo ensino de qualidade que oferece. Em 1988, a fundadora do Colégio, passou para seu filho caçula, Paulo Sérgio Toscano Varandas, a responsabilidade de assumir os destinos do Colégio ao qual tanto se dedicara. O novo Diretor, com a ajuda de sua esposa Roberta, seus filhos, coordenação, professores e funcionários, não mediram esforços para tentar continuar, com carinho, dedicação, responsabilidade e competência, a obra iniciada por sua mãe. O Instituto Moderno João Machado passou a ser chamado de João Machado Colégio e Curso.

Em 2006, a Empresa se estendeu para o bairro do Bessa, onde abriu a unidade Bessa, localizada na Rua Prefeito Joaquim Gonçalves de Assis, nº 167 – Jardim Oceania. Iniciando também gradualmente de segmento a segmento, começando com a Educação Infantil e Fundamental I, até chegar ao Ensino Médio.

O João Machado Colégio e Curso, com uma grande estrutura montada em mais de 8.000m 2 que compõem as suas duas unidades, Bessa e Jaguaribe, oferece condições de ótimas acomodações para oferecer aos seus alunos e professores, ambientes adequados e confortáveis para as atividades, lúdicas, pedagógicas, lazer e esportivas de primeira qualidade, seja nas salas todas climatizadas, multimídias e amplas, seja em seus Ginásios Poliesportivos cobertos, em ambas as unidades, como também em suas áreas livres arborizadas e aconchegantes.