O João Machado Colégio e Curso, acompanhando as transformações da sociedade, especialmente no que se refere ao mundo profissional das famílias, oferece este ano o tempo Integral na Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Esta atividade vem complementar às necessidades educativas e organizacionais das crianças, cujas famílias necessitam de uma estrutura segura e eficiente de educação e acompanhamento durante todo o dia.

Sabemos que uma escola precisa ser mais do que um lugar agradável, onde se brinca, deve ser um espaço estimulante, educativo, seguro e afetivo. Neste cotidiano de descobertas e de crescimento da criança é onde João Machado tem pautado seus referenciais pedagógicos.

Normas e funcionamento

O período integral atenderá de segunda à sexta-feira.

O período de férias será o mesmo para todo o colégio, conforme Calendário Escolar.

O horário de entrada é às 7h.

Terão a tutoria de tarefas e a parte recreativa, no período oposto, serão encaminhados para a sala de aula normalmente para a parte pedagógica.

O trabalho no Período Integral

O trabalho no período integral visa o desenvolvimento da educação motora, expressão corporal e brincadeiras lúdicas. A exploração de vivências diárias será estendida para a escola, onde as crianças aprendem também a arrumar e dividir os brinquedos, obedecer a regras e ter cuidado com seus pertences.

A socialização é trabalhada num ambiente diversificado, despertando o interesse e, sobretudo, tendo em vista os cuidados necessários com as diferentes faixas etárias.

Projetos Escolares

Os projetos escolares abordam temas referentes a princípios e valores. – Boas maneiras, higiene, regras de convívio em grupo, respeito e amor ao próximo, que fazem parte do cotidiano do aluno. Conteúdos pertinentes a cada faixa etária, sempre motivando e despertando o interesse pelas atividades. Deles fazem parte pesquisas, confecção de jogos com materiais recicláveis, teatrinho com fantoches, murais, exposições, com foco no tema proposto, além de datas comemorativas.

Alimentação

Uma alimentação saudável é essencial em todas as fases de nossa vida, mas em cada uma delas a alimentação tem uma importância diferente quando somos crianças, nossa alimentação é voltada para o crescimento de nossos ossos, pele, músculos e órgãos. Nessa fase brincamos, pulamos, aprendemos a ler e a escrever, entre várias outras coisas, por isso uma alimentação balanceada é imprescindível, pois precisamos de energia necessária para todas essas atividades.

É também nessa época da vida que formamos nossos hábitos alimentares, ou seja, que “APRENDEMOS” a gostar ou não de certos alimentos.

O cardápio das refeições estará disponível nas coordenações, os mesmos serão refeitos por mês com toda a orientação feita pela nutricionista.

Higiene

A higienização é frequente, com cuidados especiais, sempre respeitando orientações individuais recebidas das famílias. Nesses momentos focaremos a autonomia do aluno e justificando a importância da higiene.

Banho: temos o horário de banho e para isso trarão todos os pertences que se referem a esse momento:

– Bolsa pequena (que permanecerá na escola) com nome contendo: sabonete na saboneteira, shampoo, condicionador, toalha, escova de cabelo ou pente, escova de dente e creme dental;

– Para os alunos menores até quatro anos, é necessário trazer: sabonete na saboneteira, shampoo, condicionador, toalha, escova de cabelo ou pente, escova de dente e creme dental, as fraldas, pomada, lenço umedecido, chinelo, uma troca de roupa (shorts e camiseta, cueca/calcinha), sacolinha plástica para roupa suja, permanecerão na bolsa diariamente para que as mães façam as reposições necessárias.

– Todos os alunos deverão chegar de farda e trazer uma roupa confortável que possibilite as brincadeiras após o descanso.

Hora do Soninho

Esse horário destina-se ao descanso das crianças do período Integral, para que refaçam suas energias para a segunda jornada.

Atividades Complementares

Os alunos participam de atividades manuais, lúdicas, esportivas, sendo elas:

• Oficinas criativas: teatro e artes plásticas (sucata, pintura, colagem…);
  • Lúdicas e de socialização: parque, brincadeiras e atividades dirigidas e livres;
  • Biblioteca e sala de leitura: hora do conto, leitura de livros, fantoches, vídeos e outros recursos;
  • Acompanhamento nos deveres de casa, trabalhos, revisão para a prova; sendo necessário estudar em casa também;
  • Educação Alimentar: A fase pré-escolar é um período decisivo na formação de hábitos alimentares, por isso a importância de estimular o consumo de uma alimentação variada e equilibrada. A convivência com outras crianças e professores é um incentivo para copiar o que os outros estão comendo, tornando o seu habito alimentar mais saudável possível.