Nesta etapa da educação, o João Machado Colégio e Curso tem como objetivo fundamental a formação de cidadãos críticos, conscientes, participativos e autônomos. Nesta fase, o modo de agir dos professores, sua maneira de se relacionar com os alunos, os objetivos de trabalho e a maneira de enfocar os conteúdos são os nortes que guiam a produção da aprendizagem.

A partir do 1º ano é implantada a gramática portuguesa, artes, matemática, ciência, geografia, história e religião, além também da língua estrangeira, todas trabalhadas em torno de um planejamento contínuo, qualificado e debatido de acordo com as necessidades desta educação básica para a vida de qualquer estudante.

PROJETO EDUCACIONAIS:

– ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

O projeto é uma campanha educacional com todas as crianças da Educação Infantil e Fundamental I, onde trabalhamos a conscientização e compreensão da importância da alimentação, motivando-as a construir seu próprio conceito alimentar e a adoção de novos hábitos, trabalhando um novo estilo de vida saudável, prevenção do aumento dos casos de obesidade e doenças degenerativas na infância.

– HORTA NA ESCOLA

O cuidado ambiental é importante para a atualidade e quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação.  As atividades ligadas ao uso do solo, tais como preparar a terra, plantar, podar e regar não só constituem ótimo exercício físico como representam uma forma de aprendizado saudável e criativo, tal qual o contato com as coisas da natureza.

– PROJETO DE LEITURA: NAS ASAS DA IMAGINAÇÃO

O Projeto de leitura tem por finalidade despertar no aluno o gosto pela leitura, levando-o a reconhecer a importância de se cultivar o hábito de ler, resgatando com isso, a nossa cultura, desenvolvendo a criatividade interpretativa, facilitando assim, a assimilação de conteúdo.

ESTRUTURA

Parque: Em nossas duas unidades, possuímos parques projetados com um espaço extenso, com brinquedos que ativam em nossos alunos as habilidades físicas, coordenação motora e raciocínio.

Sala de Aulas Climatizadas: Nossas salas são amplas, modernas, acessíveis e climatizadas, para proporcionar o melhor conforto e experiência para os nossos alunos.

Bilíngue: Nosso sistema de ensino conta com o Programa Bilingue Evolutive, uma proposta educacional que o alinha com o nosso ensino tradicional e de qualidade, aprofundando o conhecimento dos nossos alunos em um segundo idioma, fazendo assim um grande diferencial, trazendo esta experiência desde as primeiras turmas do infantil.

Complexo Esportivo: A prática esportiva é fundamental na formação dos nossos alunos, e o João Machado Colégio e Curso dispõe em ambas as unidades, quadras poliesportivas, ginásios e salas adequadas para execução de suas atividades.